cursos

Seminário EDUCAÇÃO SISTÊMICA

Educação Sistêmica, segundo princípios de Bert Hellinger:

Posturas e atitudes sistêmicas para educação de crianças e adolescentes - Próxima data: à confirmar
Educação Sistemica
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO SISTÊMICA


Posturas e atitudes sistêmicas para educação dos filhos

Do que se trata?


Até recentemente, a educação era feita com base na tradição, ou seja, o que se aprendia com os pais passava-se para a geração seguinte. E isso funcionou durante séculos, até que grandes transformações econômicas, sociais, culturais, políticas, e tecnológicas, deflagradas no século XX, foram imprimindo profundas rupturas nas formas de pensar, agir e estar no mundo. Nós, pais, ficamos sem referências claras de como agir diante de tantas mudanças. Como dar asas aos filhos e, ao mesmo tempo, ancorá-los em valores sólidos? Como ter autoridade, sem ser autoritário? Como fazer a ponte entre a tradição e a modernidade, em um contexto onde tudo o que era sólido, e parecia ser para sempre, foi se desmanchando diante de nossos olhos? Como dar suporte aos filhos frente a esse cenário de transformações nas estruturas familiares, do emaranhado de informações advindas da internet e da mídia, dos apelos ao consumo, das escolhas que nem sempre conseguimos apoiar? Como administrar os conflitos decorrentes da falta de referências e da confusão de papéis dentro de casa? Por onde começar? Diante do ritmo das mudanças do mundo contemporâneo, as crianças hoje de hoje viverão, quando adultas, realidades que sequer conseguimos imaginar. Como orientá-las em direção ao novo, favorecendo, ao mesmo tempo, a ancoragem fundamental na base familiar? Muitas perguntas, dúvidas e inquietações, advindas de um contexto planetário novo, e que, como tais, necessitam também de novas respostas e novas abordagens.
Os ensinamentos advindos de Bert Hellinger para o trabalho terapêutico, amadureceram em direção aos sistemas organizacionais e ao campo educacional, com um conjunto de reflexões e propostas práticas, que oferecem aos pais e educadores parâmetros e caminhos de como lidar com a educação de crianças e adolescentes no mundo atual. São princípios norteadores de uma nova postura frente ao ato de educar, independentemente dos valores que cada família pretende preservar e das diferentes estruturas familiares existentes atualmente. Ou seja, não estamos nos referindo a uma mudança de valores ou padrões das famílias, mas a um conjunto de reflexões que nos levam a novos olhares e posturas na relação entre pais e filhos, sempre com foco na ampliação das expressões de amor, do afeto e do respeito.
A visão, orientação e atitudes sistêmicas conduzem a horizontes mais amplos, não apenas no entendimento das dificuldades e desafios contemporâneos, mas, sobretudo, na construção de novos caminhos em direção à orientação e ajuda aos filhos e novos fluxos de expressão daquilo que é essencial: o amor, que existe, habita e resiste para além dos conflitos e de todos os acontecimentos familiares. Essa é a base da educação sistêmica, cujos princípios iremos abordar.


A quem se destina:

Pais e pessoas envolvidas com a educação de crianças e adolescentes

Carga horária:

08 horas

Quando?

Á confirmar

Local: Instituto Humanitatis


R. Dona Carolina Prado Penteado, 311, sala 2. Chácara da Barra. Campinas/SP (próximo à Av Norte-Sul e Jesuíno Marcondes Machado)

Número de Vagas:

14

Objetivos


Favorecer a adoção de uma visão e uma postura sistêmicas sobre o ato de educar, tendo como referência os princípios apresentados por Bert Hellinger: pertencimento, hierarquia e equivalência entre dar-receber.
Oferecer instrumentos para ampliar o fluxo de comunicação e entendimento entre pais, filhos, irmãos, avós, padrastos e outros membros da família, com base em dois postulados: amor e respeito.
Favorecer a ampliação de posturas e atitudes através das quais os pais possam conduzir a educação dos filhos de forma a que estes se sintam seguros.

Conteúdo


. Visão e pensamento sistêmicos
. As ordens e as transgressões sistêmicas
. A consciência pessoal e a consciência sistêmica
. Campos de ressonância e o inconsciente familiar
. As ordens do amor na família: pais, filhos, filhos adotivos, irmãos, separações conjugais,ex-parceiros, pais no segundo casamento; abortos; mortes prematuras de filhos e de pais, o papel dos avós; conflitos e brigas entre irmãos
. Foco na educação emocional da criança
. Problemas com autoridade e disciplina
. A relação família e escola
. Estratégias e recursos da educação sistêmica no cotidiano da família.

Valores e Formas de pagamentos

:
200,00 à vista em $$ ou 2 vezes de 110,00
Casal: 10% de desconto

Passos para inscrição


1. Contato por email (vouconstelar@gmail.com)
2. Preenchimento de ficha de inscrição (que será enviada após o primeiro contato)
3. Depósito bancário (os dados serão fornecidos por email)

Contatos

vouconstelar@gmail.com
Fones: (19 )9 8126 -1870 (Vivo) e (11) 9 8655 - 1995 (Tim)

Facilitadora


Elisete Zanlorenzi

– Doutora em Antropologia (USP), docente universitária por 24 anos. Co-fundadora do Centro de Educação e Cultura Popular (BA), que atua com o método Paulo Freire. Terapeuta e consteladora sistêmica,foi aluna de Bert Hellinger e participou de vários cursos internacionais em constelações e abordagem sistêmica. Concluiu o primeiro treinamento internacional em Educação Sistêmica oferecido no Brasil (Conexão Sistêmica). Ministra palestras, cursos e workshops sobre pensamento sistêmico e educação sistêmica.

Opinião

O que você achou deste evento?

 


Formulário de Inscrição

Dados pessoais

Seu Endereço



Curso de Formação em Psicologia Transpessoal Aplicada

MATRÍCULAS ABERTAS - TURMA 2017


Constelações Familiares Sistêmicas – Elisete Zanlorenzi

Acontecem às Sextas e Sabados – mensalmente, informe-se das datas


CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Início 6° Turma - 01 e 02 de Julho de 2017


Psicologia do Feminino - As Múltiplas Faces da Mulher

Próximo Workshop - Datas à confirmar - Espaço Natureza Arco Ìris


Curso Introdutório de Psicologia Transpessoal

Próxima Data: 11/10/2017


Índia Sagrada


Viagem Grécia Mítica & Turquia Exótica

De 21 de setembro a 7 de outubro de 2015


MÉXICO: Mundo Maia: Redescobrindo seus mistérios

Realizada em Agosto de 2015


Viagem Mística, Cultural e Histórica ao Peru - O Caminho Sagrado dos Incas

Realizada em Setembro de 2014



 

Curta nossa página

Nosso escritório

Instituto Humanitatis
Rua Dona Carolina Prado Penteado, 311, sala 02
Campinas / São Paulo
3258-4767 / 99848-0679 / 92804-0679

ver mais detalhes

Entre em contato



©Humanitatis - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2017