Home
Instituto Humanitatis
Formação em Transpessoal
Curso Introd. Transpessoal
Treinamentos & Workshops
Outros Cursos
Clínica Transpessoal
Depoimentos
Álbum de Fotos
TCC dos Alunos
Viagens Místicas
Vídeos dos Cursos

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

*Luiz Tadeu Martins de Oliveira

A Psicologia Transpessoal tem como objetivo fomentar esclarecimentos e buscar caminhos a fim de configurar uma visão do homem integral.
Entender o homem integralmente é vê-lo como ser que sente, pensa, se expressa e age em todos os momentos do existir, isto é, recorrendo-se à filosofia Zen, quando se está varrendo, somente se varre o chão, da mesma forma, tomar banho, somente se toma banho.
Focando no aqui-e-agora pelo sentir-pensar-expressar-agir, o ser humano impregna o mundo com as cores próprias, ou seja, cada movimento toma sentido e o mundo e eu tornam-se amigos e não inimigos. Torna-se irmão da árvore, do Sol, dos pássaros, de todos.
Quero chamar este momento de eu - mundo como transpessoalidade, pois, tudo e todos à volta adquirem sentidos, valores e matizes personalizados por mim. O ato de regar uma plantinha em casa não tem o mesmo “como” do vizinho. Cada ser humano pode e deve individualizar a sua passagem pelo mundo.
É gratificante e confortante perceber que cada pessoa pode alcançar uma postura transpessoal implícita em sua vida familiar, profissional, social sem precisar retirar-se para as montanhas geladas ou morar dentro de cavernas.
Segundo Ken Wilber, no nível transpessoal o senso de identidade expande-se para além da individualidade. Com Alejandro Spangemberg depreende-se que a identidade está calcada nas resistências e, ainda afirma que o mal não é o mecanismo de resistências, mas o resistir constante diante dos chamamentos transpessoais, do ser diferente do que ontem.
Wilber e Spangemberg ensinam-me que temos uma estrutura interior de personalidade que está sendo chamada constantemente para a transformação, releituras, reflexões a respeito do “como” a pessoa está se arranjando no mundo.
Com poesia afirmo que o Universo, a vida, o mundo, as circunstâncias pedem que sejamos o mais autêntico e livre possíveis. É como se a vida fosse um quadro com a paisagem delineada, mas nos pede as cores, tonalidades que cada um pode pintar.
Colorindo a vida com as cores que tenho, tudo toma sentido, pois estar no mundo é vivenciá-lo, experimentá-lo, assumir riscos calculados, tomar posse de si definitivamente.
Tomar posse de si é liberdade plena. Bert Hellinger ensina que liberdade ocorre no instante em que a Grande Alma te escolhe pela tua entrega plena. Neste momento sagrado, o ser é flauta por onde a Grande Alma respira...
Finalizo, convidando-o a refletir nos dizeres do Prof. Pierre Weil:
“A descoberta, dentro de nós mesmos, do verdadeiro sentido da nossa existência nesta terra, confunde-se com o verdadeiro sentido da vida. A Psicologia Transpessoal é uma contribuição essencial para fornecer ao homem instrumentação metodológica para chegar a isto; e quando tal se dá através da vivência transpessoal, reina a paz interior, a verdadeira liberdade; o homem então se torna um verdadeiro magneto, irradiando em torno de si beleza, verdade e amor.”

BIBLIOGRAFIA DE BASE:
TABONE, Marcia. A Psicologia Transpessoal: Introdução à nova visão da Consciência em Psicologia e Educação. São Paulo: Editora Cultrix.
WILBER, Kken. A Visão Integral: Uma Introdução à Revolucionária Abordagem Integral da Vida, de Deus, do Universo e de Tudo Mais. São Paulo: Editora Cultrix, 2008.
WEIL, Pierre. Tratado de Psicologia Transpessoal. Rio: Editora Vozes.
 NGELIS, Joanna de. O Homem Integral. Salvador (BA): Livr. Espírita Alvorada, 1990.
DI BIASE, Francisco. Ciência, espiritualidade e cura: psicologia transpessoal e ciências holísticas. Uma transformadora síntese da ciência moderna da consciência com as tradições espirituais revelando o poder da mente não local, da meditação e dos estados alterados de consciência. Rio: Qualitymark, 2005.
HELLINGER, Bert. A simetria oculta do amor. São Paulo: Cultrix, 2006.
*Psicólogo CRP 14/04412-2
Prof. Uems – Curso de Direito
Eterno aprendiz
luiztadeumartins@yahoo.com.br