cursos

CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Para aqueles que buscam se capacitar nesta técnica de forma séria, ética e fundamentada teórica e vivencialmente

Início 8° Turma - São Paulo - Agosto 2019
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - Turma 2019 - 2020
**Esta turma será oferecida em SÃO PAULO

O curso fundamenta-se na abordagem sistêmico-fenomenológica de Bert Hellinger, ampliada por seus seguidores, e introduz os princípios das Novas Constelações, para proporcionar um aprofundamento na visão sobre esse campo, favorecendo escolhas no posicionamento como futuro constelador.

Objetivos

1. Transmitir as bases teóricas, metodológicas, técnicas e éticas da prática em Constelações Sistêmicas – incluindo as Novas Constelações de Bert Hellinger a profissionais que desejam incorporar esses recursos em suas áreas de atuação, de forma a desenvolver a habilidade de utilizá-las profissionalmente.

2. Favorecer a percepção da dinâmica sistêmica na vida cotidiana, ampliando canais para o autoconhecimento e aprimoramento pessoal, com vistas a transformações qualitativas em todos os campos da vida.

Resultados
Além de ser uma jornada terapêutica profunda, ao final do curso os participantes estarão aptos a atuarem como facilitadores em:
*Constelações em grupo
*Constelações individuais
*Constelação de empresas familiares

A quem se destina
* profissionais que já atuam como terapeutas ou consultores organizacionais, em áreas de desenvolvimento humano, na saúde, educação, direito, assistência social, recursos humanos; especialistas em gestão de pessoas e de organizações.
* Profissionais que querem complementar seus conhecimentos e iniciar uma nova jornada no campo do cuidado com o ser ou em consultoria sistêmica.
* Pessoas que buscam ampliar o autoconhecimento e o crescimento pessoal, tendo como base o pensamento sistêmico.

Pré-Requisito
Formação universitária em qualquer área ou cursando o último ano.

Como é o curso
O curso tem carga horária de 220 horas .
Com formato teórico-vivencial, compõe-se de 11 módulos, ministrados em um final de semana ao mês e na participação em cinco workshops de constelações em grupo, para aprofundamento e complementação do aprendizado. Essa participação poderá ser feita em workshops de outros profissionais e em outras cidades.
**Após o módulo 11, será oferecido aos interessados um módulo opcional, com aprofundamento nos princípios e posturas das Novas Constelações, em data a ser definida.

Metodologia
O curso parte das constelações tradicionais e vai em direção a novos formatos, que ao longo dos anos foram sendo criados por seguidores de Hellinger. Nessa jornada, chegamos às Novas Constelações nas quais a postura do constelador transforma-se profundamente. A partir dessas possibilidades, cada qual poderá construir uma forma própria de constelar, conjugando-a com os saberes que já possui em outras áreas de atuação.
Todos os módulos contêm aspectos teóricos e vivenciais, incluindo exercícios individuais e em grupo, com foco na autotransformação e no treinamento do futuro facilitador em Constelações Sistêmicas. A partir dessas práticas, ao longo do módulo IX, todos farão constelações individuais com o uso de bonecos, e nos dois últimos Módulos (X e XI) terão oportunidade de fazer constelações em grupo, como treinamento efetivo no papel de constelador.
Assim, conciliando teoria e prática, a jornada proporciona a todos conduzirem constelações, partindo de formatos mais simples em direção a constelações complexas, assumindo integralmente o lugar de constelador no atendimento individual e em grupo.
Livros on line e textos serão enviados em todos os módulos.

Diferencial do curso
Com 25 vagas, propomos realizar um trabalho artesanal, com uma imersão nas constelações sistêmicas, abrindo espaço para que cada participante possa trabalhar seus temas ao longo do mesmo. Esses encontros correspondem a uma jornada transformadora intensa, focada na pessoa e em seus sistemas de relações.

Certificado
Certificados de conclusão serão conferidos aos que tiverem presença em todos os módulos.
O Instituto Elo Sistêmico está em tramitação para filiação na ABRATH - Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos - que dará validação aos certificados deste Curso.

Faltas e Reposições e Pré Requisitos
. Ao longo do curso, cada participante poderá faltar em três módulos e deverá fazer a reposição dos mesmos na turma seguinte, sem custos adicionais.
Único Pré-Requisito: O Módulo VIII (Frases de Solução) condensa um amplo treinamento sobre palavras e frases utilizadas nas constelações. Assim, a falta no Módulo VIII (Frases de Solução) inviabiliza a participação no Módulo IX (Constelações Individuais), que deverá ser realizado na turma seguinte.

QUANDO FAZER A INSCRIÇÃO
As inscrições estão abertas para a turma que terá início em agosto/2019 e receberá novos ingressantes até o Módulo III, em outubro/2019.
A partir daí as inscrições para 2019 se fecham e permanecemos com o mesmo grupo até junho de 2020.
A escolha por esse modelo responde à proposta de construirmos uma identidade de grupo, com relações de amizade, confiança, apoio, entrega, sustentação emocional e troca de conhecimento
Nova turma se inicia em agosto de 2020, obedecendo à mesma dinâmica.

VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
15 parcelas de 674,00 ou
14 parcelas de 710,00 ou
12 parcelas de 809,00 ou
11 parcelas de 872,00

Desconto de 5% para pagamento à vista.
O pagamento deve ser feito com cheques pré-datados para o quinto dia útil de cada mês, independentemente da data do curso (11, 12, 14 ou 15 cheques, dependendo do plano escolhido) e entregues no primeiro dia de aula.
Não há taxa de matrícula e o valor da inscrição será descontado da primeira parcela do curso. Não trabalhamos com cartões.

VAGAS E COMO SE INSCREVER
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem da inscrição, seguindo os três passos abaixo.
Passos para inscrição:

1.Contato pelo email vouconstelar@gmail.com
2. Preenchimento da ficha de inscrição e do termo de compromisso (que serão enviados por email após o primeiro contato).
3. Depósito bancário referente à metade do primeiro módulo (os dados serão fornecidos por email), que será debitada da primeira parcela do curso.

CONTATO E INFORMAÇÕES
vouconstelar@gmail.com
19- 981261870 (Vivo)
11- 986551995 (Tim e Whats)

LOCAL – SÃO PAULO
Alameda Lorena, 531. - Jardins/ São Paulo

FACILITADORA
Dra. Elisete Zanlorenzi
Doutora em Antropologia (USP), atuou em empresas privadas, órgãos públicos e institutos de pesquisa na área de planejamento, investigação documental e levantamento de campo, incluindo sociedades indígenas no Brasil e no México.
Docente da PUC-Campinas e Metrocamp - graduação, pós-graduação, pesquisa e gestão - ministrou aulas por 25 anos em cursos na área de humanas e da saúde.
Membro-fundadora do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), em Salvador, que atua com a metodologia de Paulo Freire.
Especialização em Psicoterapia Analítica de Grupo (Unicamp) e Psicologia Transpessoal (Alubrat).
Formação em Coach Sistêmico, com Bernd Isert
Certificação em Transe Generativo, com Sthephan Gilligan
Certificação em PNL, com Fernando Dalgalarrondo
Certificação em Biopsicologia, com Susan Andrews
Formação em Constelações Familiares com Peter e Tsuyuko Spelter
Desde 2007: participou de vários cursos com Bert e Sophie Hellinger, no Brasil e no México, incluindo módulos sobre saúde, empresas , relacionamento de casal e dois Treinamentos Avançados (de oito dias cada) oferecidos pela Hellinger Sciencia, em 2008 e 2009.
Formação em Constelações Organizacionais com Cecílio Regojo
Formação em Constelações Estruturais com Sabine Klenke e Bernt Isert
Formação Internacional em Pedagogia Sistêmica pela Conexão Sistêmica
Curso Introdutório de Direito Sistêmico, com Sami Storch
Foi aluna de Marianne Franke-Gricksch, Guni Baxa, Karin Shoeber, Una O'Connel, Ursula Franke-Bryson, Carles Parellada, Barbara Innecken, Christa Renoldner, Thomas Bryson, Lazlo Mattyasovszky, Brigitte Champetier de Ribes (Novas Constelações), dentre outros.
Participou de vários congressos no Brasil e exterior
É consteladora de pessoas (grupo e individual) e de empresas há doze anos.
Ministra formação em constelações sistêmicas desde 2009, além de workshops, cursos e palestras sobre visão e postura sistêmicas.

DATAS
Ano de 2019

Módulo I - 3 e 4 de agosto
Módulo II - 7 e 8 de setembro
Módulo III - 5 e 6 de outubro
Módulo IV - 2 e 3 de novembro
Módulo V – 30 de novembro e 1 de dezembro

,b>Ano de 2020


Módulo VI - 25 e 26 de janeiro
Módulo VII - 15 e 16 de fevereiro
Módulo VIII – 7 e 8 de março
Módulo IX - 4 e 5 de abril
Modulo X - 16 e 17 de maio
Módulo XI – 6 e 7 de junho

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - A base filosófica, antropológica e metodológica das constelações
Trajetória de Hellinger: dos primórdios às Novas Constelações Familiares. Novo paradigma e conceito de ser humano. Sociedades tradicionais e sociedades modernas: o processo social de individuação. Fundamentos do pensamento sistêmico. Visão sistêmica e abordagem fenomenológica. Ancestralidade, consanguinidade e vínculos expandidos do sistema familiar Autonomia e lealdade sistêmica. As ordens do amor: o direito de pertencer; hierarquia; equilíbrio entre dar e receber. Padrões que se repetem ao longo de gerações. A transgressão da ordem e seus efeitos sistêmicos. Posturas e atitudes conduzidas pelo pensamento sistêmico.

Módulo II - Campos de ressonância, níveis de consciência e princípios sistêmicos
Campos mórficos e ressonância: a força do presente e do passado. Consciência pessoal, coletiva, e espiritual. Conflitos entre diferentes níveis de consciência. Sentimentos primários, secundários e meta-sentimentos. A boa e a má consciência. Culpa e inocência. O amor cego: sintomas físicos, emocionais, mentais, comportamentais, destinos pesados. Movimentos de reconciliação. O restabelecimento da ordem e da força sistêmicas. Pensamento e princípios sistêmicos no cotidiano: o caminho para identificar o que é individual e o que é sistêmico.

Módulo III - As ordens do amor na família A família de origem e a família atual.
A relação entre pais, filhos, irmãos. Multigeracionalidade e o lugar de cada um. O amor de vinculação e o amor interrompido. Namoros, relacionamentos sexuais e casamento. Influência de parceiros anteriores e de relações paralelas. O parceiro como membro de outro sistema. Separação e divórcio. A relação do casal frente aos filhos. Aborto e pertencimento. Crianças não reconhecidas. Adoção. Filhos fora do casamento. Violência doméstica e abuso sexual. Conflitos familiares e reconciliação. Constelação do campo amoroso.

Módulo IV - Educação sistêmica
Posturas e atitudes sistêmicas na educação de crianças e adolescentes. Ordem, hierarquia, dar e receber no dia-a-dia da família. Problemas com autoridade e disciplina. Conflitos e brigas entre irmãos. Foco na educação emocional da criança. A relação família e escola: o papel de cada um. Educação sistêmica e mudanças no olhar/postura no contexto familiar e no sistema escolar. Estratégias e recursos da educação sistêmica no âmbito familiar.

Módulo V - Saúde sob o olhar das constelações
O olhar sistêmico sobre o adoecimento. O amor que adoece e o amor que cura. A doença como caminho para a cura sistêmica. Doenças transgeracionais. Emaranhamentos sistêmicos e seus sinais no adoecimento. Medos, bloqueios e memórias corporais de experiências individuais e acontecimentos sistêmicos . O olhar sistêmico sobre trauma. Contribuições das constelações às várias abordagens médicas: a complementaridade dos saberes.

Módulo VI - Campo do trabalho e carreira profissional
Sucesso, abundância e bloqueio profissional. O vínculo com o dinheiro. O peso sistêmico e a força do passado: bloqueio e expansão do campo profissional. Onde está o fluxo de abundância e prosperidade? Sucessão de empregos e atividades profissionais. As ordens do amor no ambiente de trabalho. A relação profissional envolvendo parentes. A escolha da carreira profissional. Constelação do currículo pessoal.

Módulo VII - Princípios das constelações organizacionais: a empresas familiares
Diferença entre sistemas familiares e organizacionais. Os princípios que regem os sistemas organizacionais: as micro empresas e as empresas familiares. Mecanismos e dinâmicas do passado na estrutura atual. Relações interpessoais nas organizações. Antigos e novos funcionários: tradição, competência e hierarquia. Os processos sucessórios. Para o que aponta o “funcionário problema”? Estratégias simples que podem trazer grandes resultados nas organizações. Constelação de empresas familiares.

Módulo VIII – Frases de solução O poder e peso da palavra.
O que pode ser dito? Palavras que abrem e palavras que bloqueiam a abertura de novos níveis de consciência. A positivação das frases. Entonação e volume da voz: intenções subliminares e posturas internas. Reivindicações ocultas. Frases prontas e frases contextualizadas a situações específicas. Por que algumas frases não surtem efeito? Como perceber que uma frase foi adequada à situação? Significado e papel da reverência: reconhecer, agradecer, respeitar.

Módulo IX- Constelações sistêmicas no atendimento individual
Singularidade e alcance do trabalho individual. Método e modelos de constelações individuais: o uso de bonecos, papéis, sapatos, cadeiras, almofadas, tabuleiro, mão cataléptica, outros recursos. Uso dos bonecos como suporte a outras abordagens terapêuticas. O trabalho com visualização.

Módulo X – Prática assistida: treinamento do constelador em grupo l
A postura do facilitador na relação constelador/cliente: posicionamento ético e amorosidade: a arte do acolhimento da observação e cuidado com o ser. Boas intenções e má ajuda. O espaço do silêncio e do vazio. Sentimentos e emoções em constelações sistêmicas. Centramento sistêmico e foco na solução. O que pode revelar o genograma? O corpo como campo de informação. Os segredos de família. O sigilo do cliente e de seu sistema. As Novas Constelações, segundo Bert Hellinger.

Módulo XI - Prática assistida: treinamento do constelador em grupo II
Atenção, distanciamento e observação: ver, escutar, sentir, intuir. Olhar de perto e de longe. Perceber o detalhe e permanecer no todo. O nível dos fenômenos, das representações e interpretações. A linguagem do corpo, das sensações, movimentos, pensamentos. Limitações relacionadas a conceitos e pré-conceitos. Confiança e cuidado com os representantes e postura frente aos que participam. Constelação com o tema oculto.






Opinião

O que você achou deste evento?

 


Ficha contato de Interesse

Dados pessoais

Seu Endereço



voltar

 

Encontre-nos

Curta nossa página

©Humanitatis - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2019