cursos

CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Para aqueles que buscam se capacitar nesta técnica de forma séria, ética e fundamentada teórica e vivencialmente

Início 10°Turma - São Paulo - Jan à Nov de 2022
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir

CURSO DE FORMAÇÃO EM CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - Turma - 2022

10ª Turma: FORMAÇÃO em CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS - SÃO PAULO
Perído: de Janeiro à Novembro de 2022
Inscrições Abertas
Apenas 18 VAGAS

OBJETIVOS
Fundamentado na abordagem sistêmico-fenomenológica de Bert Hellinger, incluindo as Novas Constelações – e ampliada por seus seguidores – o curso objetiva:
1. Transmitir as bases teóricas, metodológicas, técnicas e éticas da prática em Constelações Sistêmicas a profissionais que desejam incorporar esses recursos em suas áreas de atuação, de forma a desenvolver a habilidade de utilizá-las profissionalmente.
2. Favorecer a percepção da dinâmica sistêmica na vida cotidiana, ampliando canais para o autoconhecimento e aprimoramento pessoal, com vistas a transformações qualitativas em todos os campos da vida.

RESULTADOS
Além de ser uma jornada terapêutica profunda, os participantes estarão aptos a atuar como facilitadores em:
*Constelações individuais
*Constelações em grupo
*Constelação de empresas familiares

A QUEM SE DESTINA
*Profissionais que já atuam como terapeutas ou consultores organizacionais, em áreas de desenvolvimento humano, na saúde, educação, direito, assistência social, recursos humanos; especialistas em gestão de pessoas e de organizações.
*Profissionais que querem complementar seus conhecimentos e iniciar uma nova jornada no campo do cuidado com o ser ou em consultoria sistêmica.
*Pessoas que buscam ampliar o autoconhecimento e o crescimento pessoal, tendo como base o pensamento sistêmico.

PRÉ REQUISITO
Formação universitária em qualquer área ou cursando os últimos anos de faculdade.

COMO É O CURSO
O curso tem carga horária de 220/horas aula. Com formato teórico-vivencial, o curso é composto por 11 módulos – 6 presenciais e 5 online – ministrados em finais de semana, conforme datas abaixo, e na participação em 6 workshops com outros consteladores em São Paulo ou outras cidades, para aprofundamento e complementação do aprendizado.

METODOLOGIA
O curso parte das constelações tradicionais e vai em direção a novos formatos, que ao longo dos anos foram sendo criados por seguidores de Hellinger, sobretudo na interface com a PNL. Nessa jornada, chegamos às Novas Constelações Familiares, criadas por Bert Hellinger, nas quais a postura do constelador transforma-se profundamente. A partir dessas possibilidades, cada qual poderá construir uma forma própria de constelar, conjugando-a com os saberes que já possui em outras áreas e atuação.
Os módulos contêm aspectos teóricos e vivenciais, incluindo exercícios individuais e em grupo, ancorados na abordagem sistêmico-fenomenológica, com foco na autotransformação e no treinamento do futuro facilitador em Constelações Sistêmicas. Conciliando teoria e prática, a jornada proporciona a todos a oportunidade de conduzir constelações, partindo de formatos mais simples em direção a constelações complexas, através das quais cada participante exercita integralmente o papel de constelador no atendimento individual e em grupo, sob orientação da professora.
Os conteúdos teóricos serão abordados on-line, em encontros via Zoom com a mesma quantidade de horas dos módulos presenciais. Nessa modalidade também realizaremos constelações dos participantes, como forma de aprendizado à prática das constelações online.
Vasto material bibliográfico é enviado por email (artigos e livros em pdf, sobretudo de Bert Helliger) e o ritmo da leitura depende de cada um. Como em qualquer curso, ressaltamos a grande diferença entre os que terminam o curso havendo feito as leituras e os que não o fazem.

DIFERENCIAL DO CURSO
A abertura de poucas vagas em cada turma (18 alunos) corresponde à proposta de acompanhar de perto cada aluno para que, de fato, adquira habilidade, técnica e ética, para ser constelador. Com poucos participantes, abrirmos espaço para que cada um possa executar dinâmicas em grupo co mais profundidade e ser constelado várias vezes ao longo dos módulos, o que significa que esses encontros correspondem a uma jornada terapêutica intensa, focada na pessoa e em seus sistemas de relações.

CERTIFICADO
Certificado de conclusão será fornecido aos que tiverem presença em todos os módulos.

FALTAS E REPOSIÇÕES
Ao longo do curso cada participante poderá faltar em três módulos, a partir da data de ingresso. A reposição será na turma seguinte, sem custos adicionais.
Requisito: A falta no módulo VIII (Frases de Solução), que ocorre em agosto, impede que o aluno faça o módulo IX (Constelações Individuais), que depende do manejo das frases para ser executado (em dupla)

QUANDO FAZER A INSCRIÇÃO
As inscrições estão abertas para a turma que terá início em janeiro/2022 e receberá novos ingressantes até o Módulo III, caso haja vagas. A partir daí, as inscrições para 2022 se fecham e permanecemos com o mesmo grupo até novembro de 2022. A escolha por esse modelo responde à proposta de termos uma identidade de grupo, com relações de amizade, confiança, apoio, entrega, sustentação emocional e troca de conhecimento. Não há possibilidade de alunos de fora fazerem módulos avulsos.
Nova turma se inicia em agosto de 2022, com a mesma dinâmica.

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO
Os interessados em fazer a formação devem entrar em contato por whatsApp ou email para acessar o valor e os planos de pagamento, que vão de 11 a 15 parcelas.
O pagamento deve ser feito até o quito dia útil do mês, com cheque pré-datado ou boleto.
Informações necessárias são fornecidas por:
WhatsApp: 11-986551995
Email: vouconstelar@gmail.com

VAGAS E COMO SE INSCREVER
As 18 vagas serão preenchidas por ordem da inscrição, seguindo os três passos abaixo.
1. Contato por email (vouconstelar@gmail.com) ou por whats (11-986551995) para recebimento da ficha de inscrição.
2. Preenchimento e retorno da ficha de inscrição,
3. Envio de comprovante de conclusão de curso superior ou de estar cursando uma faculdade.
4. Envio de comprovante de depósito bancário no valor de R$ 300,00, como garantia de vaga (os dados serão fornecidos por email).
Esse valor será debitado da primeira parcela do curso, já que não há taxa de inscrição.

LOCAL DO CURSO – SÃO PAULO

Ano de 2022
Módulo I - 30 e 31 de Janeiro (online)
Módulo II - 12 e 13 de Fevereiro (presencial)
Módulo III - 19 e 20 de Março (online)
Módulo IV - 2 e 3 e de Abril (presencial)
Modulo V - 14 e 15 de Maio (online)
Módulo VI - 4 e 5 de Junho (online)
Módulo VII - 2 e 3 de Julho (presencial)
Módulo VIII - 7 e 8 de Agosto (online)
Módulo IX - 4 e 5 de Setembro (presencial)
Módulo X - 2 e 3 de Outubro (presencial)
Módulo XI – 6 e 7 de Novembro (presencial)

Os interessados em fazer a formação devem entrar em contato por whatsApp ou email para acessar o valor e os planos de pagamento, que vão de 11 a 15 parcelas.
O pagamento deve ser feito até o quito dia útil do mês, com cheque pré-datado ou boleto.
Informações necessárias são fornecidas por:
WhatsApp: 11-986551995
Email: vouconstelar@gmail.com

Os interessados em fazer a formação devem entrar em contato por whatsApp ou email para acessar o valor e os planos de pagamento, que vão de 11 a 15 parcelas.
O pagamento deve ser feito até o quito dia útil do mês, com cheque pré-datado ou boleto.
Informações necessárias são fornecidas por:
WhatsApp: 11-986551995
Email: vouconstelar@gmail.com

CONTATO E INFORMAÇÕES
vouconstelar@gmail.com (11) 98655-1995 (WhatsApp)

CONTEÚDO DOS MÓDULOS

MÓDULO I - A base filosófica, antropológica e metodológica das constelações
Trajetória de Hellinger: dos primórdios às Novas Constelações Familiares. Novo paradigma e conceito de ser humano. Sociedades tradicionais e sociedades modernas: o processo social de individuação. Fundamentos do pensamento sistêmico. Visão sistêmica e abordagem fenomenológica. Ancestralidade, consanguinidade e vínculos expandidos do sistema familiar Autonomia e lealdade sistêmicas. As ordens do amor: o direito de pertencer; hierarquia; equilíbrio entre dar e receber. Padrões que se repetem ao longo de gerações. A transgressão da ordem e seus efeitos sistêmicos. Posturas e atitudes conduzidas pelo pensamento sistêmico.

MÓDULO II - Campos de ressonância, níveis de consciência e princípios sistêmicos
Campos mórficos e ressonância: a força do presente e do passado. Consciência pessoal, coletiva, e espiritual. Conflitos entre diferentes níveis de consciência. Sentimentos primários, secundários e meta-sentimentos. A boa e a má consciência. Culpa e inocência. O amor cego: sintomas físicos, emocionais, mentais, comportamentais, destinos pesados. Movimentos de reconciliação. O restabelecimento da ordem e da força sistêmicas. Pensamento e princípios sistêmicos no cotidiano: o caminho para identificar o que é individual e o que é sistêmico.

MÓDULO III - As ordens do amor na família. A família de origem e a família atual.
A relação entre pais, filhos, irmãos. Multigeracionalidade e o lugar de cada um. O amor de vinculação e o amor interrompido. Namoros, relacionamentos sexuais e casamento. Influência de parceiros anteriores e de relações paralelas. O parceiro como membro de outro sistema. Separação e divórcio. A relação do casal frente aos filhos. Aborto e pertencimento. Crianças abandonadas e não reconhecidas. Adoção. Filhos fora do casamento. Conflitos, violência doméstica e abuso sexual. Conflitos familiares e reconciliação. Constelação do campo amoroso.

MÓDULO IV - Educação sistêmica
Posturas e atitudes sistêmicas na educação de crianças e adolescentes. Ordem, hierarquia, dar e receber no dia-a-dia da família. Problemas com autoridade e disciplina. Conflitos e brigas entre irmãos. Foco na educação emocional da criança. O que a “criança problema” quer mostrar? A relação família e escola: o papel de cada um. Pedagogia sistêmica e mudanças no olhar/postura no sistema escolar. Estratégias e recursos da educação sistêmica no âmbito da família e da escola.

MÓDULO V - Saúde sob o olhar das constelações
O olhar sistêmico sobre o adoecimento. O amor que adoece e o amor que cura. A doença como caminho para a cura sistêmica. Doenças transgeracionais. Emaranhamentos sistêmicos e seus sinais no adoecimento. Medos, bloqueios e memórias corporais de acontecimentos passados. O olhar sistêmico sobre trauma. Contribuições das constelações às várias abordagens médicas: a complementaridade dos saberes.

MÓDULO VI - Campo do trabalho e carreira profissional
Sucesso, abundância e bloqueio profissional. O vínculo com o dinheiro. O peso sistêmico e a força do passado. Onde está o fluxo de abundância e prosperidade? Sucessão de empregos e atividades profissionais. As ordens do amor no ambiente de trabalho. A relação profissional envolvendo parentes. A escolha da carreira profissional. Constelação do currículo pessoal.

MÓDULO VII - Princípios das constelações organizacionais: empresas familiares
Diferença entre sistemas familiares e organizacionais. Os princípios que regem os sistemas organizacionais: as micro empresas e as empresas familiares. Mecanismos e dinâmicas do passado na estrutura atual. Relações interpessoais nas organizações. Antigos e novos funcionários: tradição, competência e hierarquia. Os processos sucessórios. Para o que aponta o “funcionário problema”? Estratégias simples que podem trazer grandes resultados nas organizações.

MÓDULO VIII - Frases de solução. O poder e peso da palavra
O que pode ser dito? Palavras que abrem e palavras que bloqueiam a abertura de novos níveis de consciência. A positivação das frases. Entonação e volume da voz: intenções subliminares e posturas internas. Reivindicações ocultas. Frases prontas e frases contextualizadas a situações específicas. Por que algumas frases não surtem efeito? Como perceber que uma frase foi adequada à situação? Significado e papel da reverência: reconhecer, agradecer, respeitar.

MÓDULO IX - Constelações sistêmicas no atendimento individual
Singularidade e alcance do trabalho individual. Método e modelos de constelações individuais: o uso de bonecos, papéis, sapatos, cadeiras, almofadas, tabuleiro, mão cataléptica, outros recursos. Uso dos bonecos como suporte a outras abordagens terapêuticas. O trabalho com visualização.

MÓDULO X - Prática Assistida I: treinamento do constelador em grupo
A postura do facilitador. A relação constelador/cliente: posicionamento ético e amorosidade: a arte do acolhimento da observação e cuidado com o ser. Boas intenções e má ajuda. O espaço do silêncio e do vazio. Sentimentos e emoções em constelações sistêmicas. Centramento sistêmico e foco na solução. O que pode revelar o genograma? O corpo como campo de informação. Os segredos de família. O sigilo do cliente e de seu sistema.

MÓDULO XI - Prática assistida II : treinamento do constelador em grupo
Atenção, distanciamento e observação: ver, escutar, sentir, intuir. Olhar de perto e de longe. Perceber o detalhe e permanecer no todo. O nível dos fenômenos e o das representações e interpretações. A linguagem do corpo, das sensações, movimentos, pensamentos. Limitações relacionadas a conceitos e pré-conceitos. Confiança e cuidado com os representantes e postura frente aos que participam. Constelação com o tema oculto. Introdução às novas Novas Constelações Familiares.

CONTATO
(11) 98655-1995 (WhatsApp) (19) 98126-1870
vouconstelar@gmail.com

FACILITADORA: Elisete Zanlorenzi
Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “O mito da preguiça baiana” (1998)
Concebeu e é coordenadora dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Constelações Sistêmicas da Faculdade Sofia – com especialização em Administração Sistêmica, Psicologia Sistêmica e Pedagogia/Educação Sistêmica – que está sendo implantada em Campinas/SP sob chancela do MEC.
É criadora do método de Constelações das Duas Consciências, na atuação vivencial e online.
Foi docente – em nível de graduação, pós-graduação e na gestão – pesquisadora e orientadora de projetos na área de Antropologia por 25 anos, havendo coordenado o Programa de Apoio a Políticas Públicas de Cultura da Pró Reitoria de Extensão da PUC-Campinas, instituição à qual foi vinculada por 20 anos.
Ministrou aula para mais de 15 mil jovens – em cursos na área de humanas, comunicação e saúde – com foco na diversidade cultural, visão sistêmica, relação indivíduo-cultura, processos sociais contemporâneos.
Atuou em empresas privadas e órgãos públicos, incluindo Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, CPFL (Campinas) e Replan (Paulínia)
Foi membro-fundadora do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), em Salvador, que atua com a metodologia de Paulo Freire. Desenvolveu pesquisa sobre o Estatuto e o Conselho Nacional de Juventude, com ênfase na educação formal e não-formal.
Desde início dos anos 90, tem buscado complementar sua trajetória profissional e pessoal com outros conhecimentos, incluindo vários cursos, dentre eles:
Psicoterapia Analítica de Grupo (Unicamp)
Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicologia Transpessoal (Alubrat). PNL – Instituto Actius (Fernando Dalgalarrondo).
Biopsicologia – Instituto Visão Futuro .
No campo das CONSTELAÇÕES realizou: Formação em Constelações Familiares pelo Instituto de Filosofia Prática com Peter e Tsuyuko Spelter (2006-2007). Treinamento Avançado com Bert Hellinger e Sophie Helllinger, em dois módulos de imersão de oito dias cada (2008 e 2009)
Vários cursos e seminários com Bert Hellinger, entre 2007 e 2014, com temas sobre sobre doença, constelações organizacionais, relacionamento entre casais, educação sistêmica (México).
Certificação na primeira turma da Formação Internacional em Pedagogia Sistêmica oferecida no Brasil pela Conexão Sistêmica (2012-2014)
Em Constelações Sistêmicas e Educação Sistêmica foi aluna de Cecílio Regojo, Marianne Franke-Gricksch, Sabine Klenke, Bernd Isert ,Guni Baxa, Karin Shoeber, Lazlo Mattyasovszky, Una O’Connel, Ursula Franke-Bryson, Thomas Bryson, Carles Parellada, Barbara Innecken, Christa Renoldner, Stephan Hausner, Sami Storch, dentre outros.
Pelo Metaforum Internacional tem certificação em:
Constelações Organizacionais com Cecílio Regojo. Constelações Estruturais com Sabine Klenke e Bernd Isert
Coach Sistêmico com Bernd Isert. Transe Generativo com Stephen Gilligan.
É facilitadora em Constelações Sistêmicas (em grupo, individual e organizacional) desde 2007.
Ministra Formação em Constelações Sistêmicas desde 2009, além de cursos para pais e educadores, palestras, workshops sobre a abordagem sistêmica. Desenvolve consultoria na abordagem sistêmica e em Educação Sistêmica.
Participou do II Congresso Internacional em Pedagogia Sistêmica, realizado no México em 2012.Apresentou trabalho em vários congressos, nacionais e internacionais, incluindo o 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia e Educação Sistêmicas, promovido pela Conexão Sistêmica (2014)


Opinião

O que você achou deste evento?

 


Ficha contato de Interesse

Dados pessoais

Seu Endereço



voltar