



Todo estado que está fora de um padrão de funcionamento baseado nos 5 sentidos sensoriais e num estado de alerta – consciência de vigília, pode ser considerado um estado de expansão da consciência, onde os limites do espaço, tempo e causalidade linear se extinguem. Exemplos de estados ampliados são os sonhos, o relaxamento profundo, os estados meditativos, projeção da consciência, entre outros.
Os estados de expansão da consciência, objeto de estudo e prática da Psicologia Transpessoal, podem ser alcançados através de técnicas e práticas baseadas nas grandes tradições de sabedoria da humanidade tais como a meditação, o yoga, as danças, a respiração, entre outras, e também nas ciências ocidentais, como a psicologia, a programação neurolinguística, a psiconeurofisiologia, etc,visando o desenvolvimento pessoal com enfoque no autoconhecimento, na cura (não na doença), no equilíbrio e no despertar de toda potencialidade de auto-realização de cada pessoa.
Qualquer que seja nosso objetivo, nossa busca, quer seja visando nosso desenvolvimento pessoal no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, na vida cotidiana em geral, na abertura aos potenciais interiores para alcançar uma vida plena, na cura de doenças físicas; o uso dos recursos transpessoais para a expansão da consciência, têm demonstrado, segundo pesquisas científicas, que são profundamente transformadores. Há resultados demosntrados pelo Instituto do câncer John Hopkins dos EUA ( Massachussets) onde pessoas portadoras de câncer que são treinadas para promoverem sua auto cura através de meditação e visualização criativa, tem conseguido alcançar níveis satisfatórios de remissão de tumores malignos, p. ex.
Na Expansão de Consciência, nossa mente transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear.
Conhecida também como "estado alterado", "modificado" ou "estado não ordinário de consciência", ela é, pelos seus objetivos e resultados, muito mais ampla pois, como o nome mesmo indica, não há perda da consciência, nem nenhum tipo de descontrole. A consciência que o indivíduo tem de si mesmo apenas se expande, se alarga, abrangendo outras dimensões de si mesmo, enquanto consciência individual e coletiva. Sem perda da identidade própria, a pessoa sente que é, simultaneamente, alguém ou algo mais e que está, ao mesmo tempo, em outro lugar, pois é a consciência que transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear, é ela quem se desloca.
Como a expansão da consciência ocorre em consequência de uma decisão consciente do indivíduo, ela seguramente pode levar a uma evolução espiritual e a um despertar dos potenciais inconscientes, tais como habilidades, conhecimentos e sabedoria que toda pessoa possui.
Realizada a partir de técnicas de relaxamento profundo, viagem imaginária, de respiração "holotrópica", renascimento, visualização criativa, regressão de memória, meditação, ela nos traz a possibilidade de revermos e ressignificarmos nossas crenças limitantes, nossos padrões mentais de funcionamento psíquico e também a possibilidade de usarmos nossas potencialidades inconscientes para nos tornarmos seres mais amorosos, compassivos, fraternos.
Por isso, ela permite o acesso às memórias inconscientes de nossa infância, nascimento e vida fetal, ao despertar dos potenciais individuais, como também ao futuro, que depende da consciência do presente para se realizar. Nessa viagem interior, não há guia, não há mestre, pois o próprio indivíduo - visto e sentido como ser holístico, global - é que é o guia, o mestre, não importa qual é seu ponto de partida, sua religião, suas crenças ou em que nível de consciência ele se encontra naquele momento. Numa vibração de amor incondicional, o terapeuta o acompanha para ajudá-lo a confiar em sua dimensão mais elevada, em seu próprio processo de abertura.
O objetivo primordial é que a pessoa se liberte das seqüelas e registros traumáticos, das experiências "negativas" que a fazem ver o mundo, a vida e a si mesma através de uma percepção limitada, contaminada pelas suas ambivalências de amor e ódio, pelas suas "máscaras" sociais, pelos seus medos, julgamentos, culpas, apegos, conceitos e preconceitos. Liberar conscientemente as memórias "negativas" do inconsciente, esvaziando-o, permite que o indivíduo tenha acesso às suas memórias "positivas", libertando-se para uma vida mais feliz. Por isso, a expansão da consciência provoca experiências transformadoras profundas e radicais no indivíduo.
A comunicação consciente com o inconsciente permite o acesso aos nossos potenciais de cura, conhecimentos, habilidades, dons e sabedoria.
Além de possibilitar auto-conhecimento, cura física, emocional e espiritual, as técnicas de expansão de consciência não têm apenas objetivo de regressão, mas também de projeção no futuro, de nos fazer lembrar que existe um imenso potencial no coração de cada um de nós e pode ser construído em função das compreensões alcançadas no presente. Elas ajudam, também, a pessoa a descobrir, ampliar e utilizar, à luz da consciência do presente, seus potenciais interiores de conhecimentos, habilidades, dons e sabedoria. Isto, porque "o mundo interior não se reduz apenas às memórias do passado nele depositado, ele continua numa permanente atualização. Sua ordem não é apenas a reconstituição do Ser, mas a sua revelação". Por isso, transformando-se de dentro para fora, a pessoa se renova em todos os aspectos. Com a sua consciência expandida, ela passa a ver e a compreender as pessoas, o mundo e os acontecimentos, não sob um ângulo ou outro, nem limitados a um aspecto ou outro, mas à luz da totalidade.